segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Coisas que aprendi em 2008

2 – Sobre as Campanhas Eleitorais

Quem manda no político é o publicitário.
Quem manda no publicitário é o Advogado.
Quem manda no Advogado é a Imprensa.
O Publicitário,
O Advogado
e a Imprensa.
Trabalham para convencer o povo
de uma verdade que não existe.

2 comentários:

+raaport+ disse...

Sim, e artistas servem para torrar o dinheiro que aqueles ganham trabalhando, em projetos inúteis e descabidos, ou vendidos literalmente aos interesses dos que lhes pagam...

+raaport+ disse...

Como tentei fazer ver, generalizações simplistas nunca refletem a realidade. Todos somos "políticos". Elegemos políticos. Ainda que proibidas eleições e instaurada uma ditadura, políticos existiriam. Alguém sempre legisla, ou governa. A falta disso resultaria na anomia, na barbárie.

Também sem publicitários, artistas não divulgariam seus feitos, filmes. Fotos e peças teatrais restariam ignotas, inúteis. Ridículo seria, exigir que publicitários só trabalhassem para objetivos que, pessoalmente, julgamos "justos". Que criassem peças publicitárias só para produtos naturais, porque somos vegetarianos e julgamos que o MUNDO TODO também deva ser...

Já advogados, são elementos imprescindíveis ao sistema legal. Nem todos cidadãos teriam capacidade técnica para fazer sua auto-defesa - seriam presa fácil dos mais espertos... Fácil perceber isso quando somos nós os envolvidos em alguma questão que deva ser dirimida em juizo. O Processo" de Kafka é muito interessante enquanto símbolo das agruras à que o existir nos submete; mas você nunca vai receber pelos danos que alguém lhe causou - se esse alguém pretende ser desonesto - sem a intervenção de um advogado e sem um competente processo legal de reparação de danos...

Ş