segunda-feira, 29 de junho de 2009

Smoked Love, uma boa surpresa.

Entrei no teatro com a memória dos outros trabalhos que havia visto da Faunos, aquela linguagem infantil, que as vezes me irrita profundamente em alguns espetáculos para crianças, e estava esperando algo assim, não infantil, mas com uma linguagem irritante (preconceito puro de gente burra como eu).

Mas o que eu encontrei foi outra coisa, um espetáculo denso, muito bem montado, tudo muito bem cuidado, desde o material gráfico até a ambientação. Pela primeira vez este ano eu vejo o teatro acontecendo de verdade em uma produção joinvilense. O cuidado técnico, o trabalho de interpretação muito bem feito e a direção está presente apontando os caminhos, fiquei feliz de assistir um espetáculo tão bom.

A trilha sonora executada ao vivo é uma pérola do espetáculo, a banda me carregou, a música na medida certa, tão bem colocada que a gente esquece que banda esta ali quando eles não estão tocando, mas quando tocam, é um rock and roll muito forte, muito bem executado e principalmente, conversa com a cena de uma forma muito pontual, novamente aí o trabalho de direção.

A Iluminação é outro show, o Flávinho usou de todos os recursos possíveis para fazer com que a luz conversasse com aquele cenário branco, e conseguiu. Durante o espetáculo tem projeções, sons e imagens compondo um audiovisual que por pouco não rouba a cena, mas estão bem feitos e muito bem colocados, conversando hora com a música e hora com a atriz, sempre no tempo servindo mais como tempeiro do que como prato principal.

Mas o que me deixou realmente feliz foi o trabalho da atriz Daiane Dordete, na medida certa e ainda cambaleando na personagem, mas nitidamente segura e firme num belíssimo trabalho de ator, ela também assina os textos, por tanto mais uma novidade boa este ano, um trabalho autoral, de pesquisa cênica e dramatúrgica, tenho certeza que na medida em que este espetáculo for amadurecendo teremos ali a fineza e a lisura de quem faz teatro de verdade e não somente projetos sustentados por duas ou três apresentações de contrapartida.

A direção da Daniele realmente me surpreendeu, quero ver de novo Smoked Love, parabéns meninas. Agora vou sair para fumar um Lucky Strike e telefonar para minha esposa.

1 comentários:

Leticia Ramos disse...

Realmente, o espetáculo estava maravilhoso. A peça transmitiu uma emoção tão forte que me peguei chorando uma hora! Assitiria novamente se eu pudesse.

Ş