terça-feira, 22 de setembro de 2009

NOSSO APOIO A MANUEL ZELAYA

Golpes militares na América Latina foram uma constante desde o inicio dos anos 50, onde goverantes fizeram de seu governo centro de torturas e desrespeito aos direitos humanos, nenhuma ditadura militar terminou sem milhares de mortes.

E mais recentemente o presidente Venezuelano Hugo Chaves foi vítima de uma tentativa de golpe, quando em 2002 uma junta militar o tirou do poder por quase uma semana. E desde os anos 50 até 2002 todos os governos militares tinham apoio dos Estados Unidos, ou seja, os Nortes Americanos foram sempre os Grandes Responsáveis pela repressão ao povo latino americano, mas desta vez, me parece que os Cowboys foram pegos de surpresa, e a derrubada do presidente de Honduras é realmente uma ação popular.

O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, que voltou ao país na última segunda-feira (21), foi derrubado por um golpe militar em 28 de junho e obrigado a deixar o país rumo à Costa Rica. Ele governava desde 2006 e, segundo os golpistas, pretendia incluir nas clausulas das eleições de novembro deste ano uma consulta sobre a possibilidade de se mudar a Constituição do país para poder se reeleger. Isso foi usado como argumento para o golpe.

Zelaya foi prontamente substituído no poder pelo presidente do Congresso e seu inimigo político, Roberto Micheletti, que teve o apoio de setores conservadores. O governo interino tem uma ordem de prisão contra ele e prometiam prendê-lo caso ele voltasse ao país.

Os golpistas também acusam Zelaya de corrupção, o que o presidente deposto nega. O golpe criou uma grave crise política em Honduras, com manifestações de rua e embates entre partidários pró e contra Zelaya.

A atitude dos militares foi condenada pela comunidade internacional, liderada pelo presidente norte-americano, Barack Obama, pela União Europeia e por governos latino-americanos, representados pela OEA - que suspendeu o novo governo de Honduras, negando sua legitimidade. Vários fundos de ajuda econômica ao país, que é um dos mais pobres da América Latina, foram cortados.

Eu entro em pânico só em pensar que a Democracia esteja sendo derrubada aqui pertinho em torno de um golpe militar. Neste momento Zelaya está na embaixada brasileira aonde tem azilo e proteção, e o governo interino está sendo acusado de maltratar violentamente o povo na tentativa de que Zelaya se entregue para ser preso. Parabéns ao governo Brasileiro, precisamos restabelecer essa democracia, sem guerra e sem sangue.

0 comentários:

Ş