Os atores são muito arrogantes Os diretores são muito inseguros Os autores são todos lunáticos Os teóricos nunca fizeram na prática Os que praticam querem ser atores Ou diretores Ou autores Ou Lunáticos E nunca serão teóricos.
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comentários:
Anônimo
disse...
Gostaria de compartilhar minha opinião dividida. Concordo com algumas indicações, como as características que você atribui aos artistas envolvidos com o fazer teatral: elas podem existir. Mas a relação teoria/prática que você pontua é apenas uma visão do senso comum,às vezes dos próprios artistas que esquecem que não pode haver prática sem teoria e vice-e-versa. Os teóricos analisam as obras dos artistas, que por sua vez pesquisam para praticar. Nos bastará lembrar das "teorias" teatrais mais importantes do último século: Stanislavski, Meyerhold, Coupeau, Decroux, Artaud,Grotowski,Barba, Mnouchkine, Peter Brook,R. Wilson..isso para citar apenas as "teorias" mais conhecidas: teorias que afloram de uma prática consciente e responsável, de pesquisa e comprometimento com a arte. E todos esses "teóricos", que por vezes têm suas teorias construídas a partir de conferências e simpósios proferidos sobre seus trabalhos(não necessariamente livros publicados com o intuito de lançar uma teoria no mercado) são os teórico-práticos que estudamos na academia e que guiam nossos trabalhos na prática, quer seja como inspiração total ou parcial, quer como conhecimento do que já foi pensado e produzido no teatro. Att, Daiane.
Oie Daiane Muito obrigado por postar aqui no blog. O pequeno texto é somente uma provocação poética que serve para nos levar a pensar e a discutir, e dentro dessa reflexão e discussão é que mora o crescimento. Gostei muito dos seus comentários, não estou aqui para julgar nem para ser julgado, somente para provocar e ser provocado. Todas as provocações serão bem vindas. Deixe seu e-mail para que eu entre em contato.
2 comentários:
Gostaria de compartilhar minha opinião dividida. Concordo com algumas indicações, como as características que você atribui aos artistas envolvidos com o fazer teatral: elas podem existir. Mas a relação teoria/prática que você pontua é apenas uma visão do senso comum,às vezes dos próprios artistas que esquecem que não pode haver prática sem teoria e vice-e-versa. Os teóricos analisam as obras dos artistas, que por sua vez pesquisam para praticar. Nos bastará lembrar das "teorias" teatrais mais importantes do último século: Stanislavski, Meyerhold, Coupeau, Decroux, Artaud,Grotowski,Barba, Mnouchkine, Peter Brook,R. Wilson..isso para citar apenas as "teorias" mais conhecidas: teorias que afloram de uma prática consciente e responsável, de pesquisa e comprometimento com a arte. E todos esses "teóricos", que por vezes têm suas teorias construídas a partir de conferências e simpósios proferidos sobre seus trabalhos(não necessariamente livros publicados com o intuito de lançar uma teoria no mercado) são os teórico-práticos que estudamos na academia e que guiam nossos trabalhos na prática, quer seja como inspiração total ou parcial, quer como conhecimento do que já foi pensado e produzido no teatro.
Att,
Daiane.
Oie Daiane
Muito obrigado por postar aqui no blog. O pequeno texto é somente uma provocação poética que serve para nos levar a pensar e a discutir, e dentro dessa reflexão e discussão é que mora o crescimento. Gostei muito dos seus comentários, não estou aqui para julgar nem para ser julgado, somente para provocar e ser provocado. Todas as provocações serão bem vindas.
Deixe seu e-mail para que eu entre em contato.
Valeu e continue lendo o Bem Amargo.
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